Como escolher um seguro de vida? Essa é uma decisão importante porque lida com a sua segurança e a de sua família, por isso é importante reunir bastante informação para tomar a melhor decisão. Afinal, existem muitos tipos de cobertura disponíveis. Escolher com quem e como fazer o melhor seguro de vida para melhor atender às suas necessidades e da sua família exige autoavaliação e conhecimento das opções do mercado.

O que considerar ao escolher um seguro de vida?

Ler os conteúdos da Boaventura Seguros já é um grande passo. Afinal, quando você toma a decisão de adquirir uma apólice, você também toma a decisão de dar mais tranquilidade e segurança financeira para os seus familiares na sua ausência ou até para si mesmo, caso seja acometido de uma doença grave ou incapacitante, que exija tratamento médico caro e prolongado.

Conheça sete pontos que você deve analisar ao contratar um seguro de vida.

  1. Cobertura oferecida

Conheça a cobertura de sua apólice. Existem muitas modalidades no mercado e elas podem oferecer coberturas básicas e adicionais. A cobertura de um seguro de vida básico cobre a morte, podendo ser natural, acidental ou ambas do segurado. É possível incluir ainda a cobertura por invalidez permanente, cobertura para despesas médicas, cobertura no caso de incapacidade temporária, entre outras, de acordo com as necessidades de cada segurado e de sua família.

  1. Itens do contrato

Verifique quais situações a serem indenizadas estão no contrato, assim como as obrigações da seguradora e de quem contrata o seguro. Além das coberturas, o contrato do seguro de vida deve conter o valor a ser indenizado aos beneficiários, o valor da mensalidade a ser paga pelo segurado, a forma de pagamento da mesma e como ela será reajustada.

  1. Apólice

A apólice é o documento oficial que formaliza o contrato entre a seguradora e o segurado. Por isso, antes de assinar a apólice, confira os dados pessoais e dos dependentes, as coberturas contratadas e a indenização prevista para cada uma delas, bem como a mensalidade do seguro e a forma de pagamento, entre outros itens do contrato.

  1. Valor cobrado pela seguradora

Essa é uma dúvida muito comum. Considerando o valor de apólice pretendido e a idade do segurado (além de itens como condições de saúde e fatores de risco e outros), é possível estimar o valor mensal cobrado pelo seguro de vida. De maneira geral, quanto maior a apólice e quanto mais velho o segurado, maior o valor da mensalidade. Por isso, verifique a apólice que melhor lhe atende.

  1. Dependentes

Algumas propostas consideram a inclusão do cônjuge e dos filhos no contrato, como dependentes do segurado, de acordo com critérios pré-definidos para o pagamento das indenizações e para o capital segurado. Isso deve estar claramente descrito na apólice para evitar equívocos e garantir que todas as demandas de quem contratou sejam atendidas de acordo.

  1. Revisão periódica da cobertura

Essa atualização deve estar prevista de maneira clara no contrato assinado entre a seguradora e o segurado e acompanha o crescimento anual da inflação, que é calculada com base no acúmulo do Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA). Outras vezes, com o aumento da idade, o segurado também muda de faixa de preço e tem a mensalidade reajustada.

  1. Simule as propostas

Faça uma simulação, a partir de todas as características e necessidades de cada indivíduo e de sua família, as melhores opções de seguro de vida para você e sua família. 

Se quiser descobrir qual é o seguro de vida ideal para você, continue lendo nossas matérias.