Franquia dos seguros: saiba como funciona e qual é a sua importância

Franquia dos seguros: saiba como funciona e qual é a sua importância

contas seguro 1024x703 - Franquia dos seguros: saiba como funciona e qual é a sua importância

Ter uma franquia no seguro significa que a parte contratante, ou seja, o segurado, e a seguradora – ou contratado – chegam a um acordo para que a empresa de seguros assuma parte dos danos em caso de perda. Assim, a franquia é um acordo entre as duas partes em que cada uma delas é responsável por uma porcentagem da compensação. No caso de sinistro, a seguradora não paga a fatura completa do reparo, pois uma parcela será paga pelo segurado.

Certamente você se pergunta por que deveria fazer o contrato de um seguro se tiver que ser responsável por parte do dano. Com isso, as seguradoras cobram a responsabilidade do segurado de ter cuidado e reduzir o risco da perda, porém, se você escolher o seguro de franquia, a empresa reduzirá o valor que você deve pagar. Assim, é um pacto que beneficia ambas as partes.

A franquia existe nos seguro de danos, seja carro, casa ou outro bem material. Já em seguros de pessoas e planos de saúde, a forma de franquia se chama coparticipação e funciona da mesma maneira: o contratante paga uma porcentagem de cada atendimento, além da mensalidade de cada mês.

É importante, antes de assinar a franquia de seguro, ler as pequenas letras da apólice para conhecer os detalhes e saber qual cobertura é aplicada, se ela é adequada ou não, e as vantagens e desvantagens de cada franquia. A franquia é uma informação importante em todos os tipos de seguros de bens, porém muitas vezes o consumidor não compreende como funciona. Por isso, separamos algumas informações importantes para você entender como funciona a franquia de seguro. Leia a seguir!

O papel da franquia dos seguros

Quando você não tem seguro para a casa, o veículo ou o que quer que seja e sofre um imprevisto, é você quem deve pagar pela reparação ou substituição do bem danificado. Portanto, a própria pessoa é a seguradora, já que assume os custos de corrigir os danos. Por outro lado, ao contratar um seguro, você transfere os  custos de reparação para uma empresa.

Assim, existe uma fórmula onde as pessoas participam de uma primeira parcela ou uma porcentagem do custo dos danos. Desse modo, a participação para reparar o prejuízo é conjunta entre o segurado e a seguradora.

Tipos franquias de seguro

Existem franquias em quase todos os tipos de seguros – em seguros patrimoniais ou de pessoas. E elas podem ser fixas ou dedutíveis:

Franquia simples – a participação do segurado diz respeito somente aos prejuízos que não ultrapassarem o valor estabelecido para a franquia. Se o valor dos reparos for maior que o da franquia, a seguradora paga o valor integral do conserto até o limite do valor segurado. Esse método é mais comum em casos onde o limite de indenização contratado é pequeno.

Franquia dedutível – estabelece uma participação obrigatória do segurado em todos os prejuízos causados que forem cobertos e estejam dentro dos termos da franquia. Se o prejuízo for menor que o valor da franquia, o segurado paga a totalidade dos custo dos reparos, mas se for superior ao valor da franquia, o segurado pagará uma porcentagem referente ao valor da franquia e a seguradora paga o restante.

Podem haver também algumas franquias específicas em cada caso, como por exemplo quando falamos de franquia de seguros de automóveis, que é um dos tipos de contratações mais comuns. No seguro dos carros existe uma franquia direcionada para o conserto do carro em caso de perda parcial e outras franquias direcionadas para reparos e trocas de itens como vidros, faróis, retrovisores e lanternas.

Sabendo o que é franquia de seguro e como ela funciona fica muito mais fácil contratar os seguros para os seus bens! Compreendendo suas vantagens e o papel do segurado, você terá mais habilidade para lidar com todas essas burocracias. E aqui na Boaventura Seguros você encontra os melhores preços e condições! Conheça nosso benefícios e faça uma cotação conosco.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário