fbpx

INVALIDEZ POR ACIDENTE

Entenda o seguro de invalidez por acidente pessoal

Acidentes pessoais podem acontecer com qualquer pessoa. Seja de grau leve ou mais grave, o resultado dele pode se tornar uma grande dor para a família. Por isso é importante ter um seguro contra invalidez.

Este é o seguro perfeito para quem busca a tranquilidade de saber que está protegido caso aconteça um acidente pessoal e for obrigado a parar de trabalhar.

Uma proteção para sua renda e para todas as pessoas que dependem dela. A apólice possui cobertura contra acidentes pessoais que causem qualquer tipo de invalidez.


Quais as coberturas do seguro de acidente pessoal?

Essas coberturas oferecidas no seguro de acidentes pessoais podem ser contratadas juntas ou de maneira separada com o seguro de morte acidental, de acordo com o momento da vida que se faz necessário.

Quando for adotada uma apólice com coberturas básicas, o seguro precisa abranger pelo menos um destes itens básicos. Por isso, preste atenção para as suas necessidades, para não contratar nenhum tipo de cobertura desnecessária.

No caso de invalidez permanente por acidente, o seguro garante o pagamento para perda, redução ou incapacidade funcional definitiva de um membro ou órgão segurado. Este valor da indenização do seguro é proporcional à lesão, podendo chegar até o limite do capital segurado.

A invalidez permanente, em caso de acidente, deve ser comprovada com declaração médica, quando é dada a alta ao segurado. No caso de aposentadoria por invalidez, concedida pela previdência oficial, como o INSS, o segurado não possui direito à indenização do seguro.

Qualquer divergência sobre a causa da invalidez, a natureza ou extensão das lesões, como a capacidade funcional do segurado, podem ser enviadas para uma junta médica com três profissionais. Um deles é indicado pela seguradora, outro pelo segurado e um terceiro selecionado pelos dois já indicados, que será o “voto de minerva”.

Esse pedido de constituição de junta médica deve ser feito pela seguradora, por meio de correspondência escrita, no prazo de 15 dias da data da contestação.

A cobertura deste seguro de acidente pessoal pode ser aplicada também para invalidez parcial. Um segurado, por exemplo, perde um dedo ou uma perna, mas ainda pode trabalhar na mesma atividade ou outra ocupação.

Este seguro de invalidez vai indenizar parcialmente por conta da perda da parte física de um dos membros ou órgãos cobertos pela apólice. A constatação da invalidez permanente parcial é apenas dada depois de concluído o tratamento médico e esgotados qualquer recurso terapêutico para recuperação.

Depois que o segurado receber alta médica definitiva, a seguradora irá pagar uma indenização de acordo com os percentuais estabelecidos no contrato, sendo que a indenização por invalidez parcial de um membro, dependerá do grau da redução da capacidade funcional do segurado, sendo aplicada dentro de um percentual previsto no plano do seguro para a perda total do órgão lesado.

Para avaliar este grau de invalidez parcial, cada seguradora pode desenvolver uma tabela própria. No entanto, os valores da tabela não podem ser menores aos padrões mínimos fixados pela Superintendência Nacional de Seguros (Susep).

Esta tabela da seguradora serve de parâmetro para o pagamento de indenizações, apresentando percentuais distintos para serem aplicados sobre o capital segurado (valor da indenização), contratado para invalidez por acidente pessoal. Na falta de indicação exata do grau de redução de movimentos do segurado, é possível ser utilizada a classificação máxima, média ou mínima, sendo 75%, 50% e 25%, respectivamente.

Acidentes pessoais podem acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento, por isso é importante se prevenir e aderir a um seguro de acidente pessoal. Essa proteção é importante, tanto para se proteger contra morte acidental e / ou invalidez permanente, seja total ou parcial.

E para encontrar as melhores coberturas de seguros, conte sempre com a Boaventura Seguros. Continue navegando pelo site da corretora de seguros e confira as melhores condições para ficar protegido.


*As informações acima prestadas foram resumidas. Para saber detalhadamente tudo o que está garantido pelo seu plano, consulte o regulamento do seguro contratado.