fbpx

MORTE ACIDENTAL

A importância da cobertura sobre morte acidental

A vida é cheia de imprevistos. Quando está tudo bem é difícil imaginar que estamos sujeitos às artimanhas do destino. No entanto, esta é uma realidade que pode afetar qualquer um.

Se a renda do provedor da família é interrompida abruptamente por conta de um acidente pessoal, por exemplo, seus dependentes podem levar anos para reestruturarem sua vida financeira, em um cenário sem dívidas.

Por isso, é muito importante ter esta cobertura dentro do seu seguro contra acidentes pessoais. Somente com ela é que as indenizações financeiras contratadas oferecem a garantia de proteção imediata para todas as famílias e a certeza de tranquilidade para o provedor, em caso de morte acidental.

Assim como qualquer seguro, o seguro de acidentes pessoais possui coberturas básicas, necessárias a todos os produtos do mercado, além de alguns tipos de coberturas adicionais, contratadas para maior proteção do segurado, mas não são as obrigatórias.

A cobertura básica de um seguro de acidentes pessoais é a de morte acidental, que deve ser obrigatoriamente vendido com esta cobertura. Cada corretora de seguros escolhe e modela o produto de acordo com as diretrizes que segue.

Esta cobertura de seguro garante a indenização para os beneficiários, em caso da morte do segurado, contanto que ela ocorra durante a vigência do contrato. Por isso, é necessário sempre entender a sua necessidade completa, pois dependendo do seu contrato, algumas mortes não são cobertas por algum tipo de cobertura.

Por exemplo, a morte natural é caracterizada como qualquer tipo de condição interna, seja súbita ou não - ou seja, doenças, AVC, infarto estão inclusos nesta categoria. Já os casos de morte acidental são acidentes pessoais externos, que podem vir a acontecer de forma súbita, violenta, imediata e involuntária, provocando lesões físicas ou morte.

Ou seja, se o segurado estiver incluso em um seguro de morte acidental, que não possui a cobertura de morte natural, seus beneficiários não estarão aptos a receber a apólice. Além disso, ainda existem alguns riscos excluídos, nos quais a seguradora não pagará a indenização.

Além de itens, como a utilização de material nuclear e atos ou operações de guerra, que já são perigosos por si só, os tipos de coberturas por morte acidental ou natural ainda deixam de pagar a indenização em casos de doenças preexistentes à contratação do seguro escolhido, epidemias e pandemias declaradas, morte decorrente de transplantes, além de suicídio cometido nos primeiros 24 meses da vigência do seguro.

Para seguros de acidentes pessoais, além das restrições acima, a indenização de mortes acidentais é negada em caso de o acidente for sobre competições ilegais em veículos a motor, aeronaves ou embarcações, tufões, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outras perturbações da natureza, ato reconhecidamente perigoso recorrente de atos ilícitos dolosos ou se o segurado dirigir qualquer tipo de veículo ou equipamento sem a devida aptidão.

Caso a morte acidental aconteça por qualquer um dos itens acima listados, a indenização será negada aos familiares. Por isso, é sempre importante ser sincero com a corretora de seguros, tanto antes da contratação quanto durante a vigência do contrato.

Em caso de morte acidental do segurado, é importante que os beneficiários avisem a corretora de seguros e a seguradora sobre o sinistro. Somente após este aviso serão recebidas as orientações sobre quais os documentos serão necessários para a solicitação da indenização do seguro de acidentes pessoais.

Outros tipos de coberturas importantes que existem são sobre invalidez, assistência domiciliar e auxílio funeral. Enquanto os dois primeiros são voltados para acidentes pessoais em que o segurado não pode mais realizar suas atividades normais, o terceiro é importante para a morte acidental, uma vez que as despesas da assistência funerária são muito altas.

E para encontrar todos os melhores tipos de coberturas, conte sempre com a Boaventura Seguros. Continue navegando pelo site e confira as melhores condições para seguros de acidentes pessoais, carros, bike, viagem e muito mais.


*As informações acima prestadas foram resumidas. Para saber detalhadamente tudo o que está garantido pelo seu plano, consulte o regulamento do seguro contratado.