DANOS

Como evitar acidentes de bicicleta

Todos os tipos de ciclistas, profissionais ou amadores, provavelmente já tiveram algum tipo de experiência com acidentes enquanto andavam de bicicleta.

Seja com algum tipo de tombo quando se está aprendendo a guiar ou até algo maior, envolvendo o trânsito caótico, ninguém está imune a sofrer um acidente com bicicleta. Por isso, é tão importante contar com um seguro de bike.

Criado para proteger tanto o ciclista quando a própria bicicleta em si de qualquer tipo de acidente que possa acontecer, o seguro para bicicletas é um fator importante nessa equação. No entanto, com algumas pequenas atitudes básicas, é possível evitar a dor de cabeça de um acidente de bike.

 

Pontos importantes para evitar um acidente

 
Equipamentos de segurança

Antes de tudo, o ciclista precisa ver qual a sua necessidade em cima da bike. Cada tipo de exercício feito em cima da magrela conta com um tipo de equipamento diferente.

Basicamente é possível se ater a dois tipos de equipamentos diferentes: Os destinados a prevenir acidentes com bicicleta e os destinados a precaver maiores lesões, caso o acidente seja inevitável.

A segunda modalidade já é conhecida do público e engloba itens como capacetes, luvas, cotoveleiras, joelheiras e outros. Elas são importantes, pois evitam que o acidente de bike possa causar algum trauma maior, dando mais segurança aos ciclistas.

Já a primeira categoria agrupa itens e equipamentos referentes a localização, como coletes sinalizadores, iluminação de referência e até os estilos de buzinas. Todo esse equipamento possui uma utilização recomendada para o ciclista ser melhor visto no trânsito, evitando a velha desculpa dos motoristas de não ter visto a bike. Portanto, se for andar no meio dos carros, deixe sua bicicleta sempre montada.

 
Deixe suas intenções claras

Uma das maiores causas do acionamento do seguro de bicicleta é a falta de comunicação no trânsito. Seja na hora de passar por um cruzamento, mudar de pista ou ter que parar de repente, sempre indique para os motoristas próximos o que vai fazer.

E não precisa de muito malabarismo. Gestos simples, como sinalizar com o braço para a direção que vai virar ou trocar de faixa em um cruzamento já podem ajudar a manter toda uma ordem e evitar qualquer acidente de bicicleta.

Para as ciclovias, o procedimento é o mesmo: se encontrar alguém desavisado, utilize a buzina ou o sininho quando achar necessário. Melhor um pouco de poluição sonora do que um acidente.

 
Faça a manutenção corretamente

Outra causa muito comum de acidentes para os ciclistas é a própria bicicleta. Fique sempre de olho nas condições gerais da sua bike, se ela está em funcionamento e se os componentes estão em boas condições.

Qualquer tipo de problema na bike durante uma pedalada pode acabar em um acidente grave, dependendo do local onde você se encontra. Por isso é dever de todo ciclista fazer uma revisão em sua bicicleta e, sempre que aparecer algo estranho, buscar por ajuda especializada.

Enfim, evitar acidentes com bicicleta é uma tarefa contínua, que requer atenção a todo o momento. Não é possível descuidar da segurança, além de se comunicar bem e estar com a manutenção sempre em dia.

No entanto, como dito anteriormente, ás vezes acidentes acabam acontecendo. Para esses momentos, é necessário ter um bom seguro de bicicleta. Somente ele pode realmente deixar o ciclista seguro de poder pedalar em qualquer lugar.

Por isso, para fazer o melhor seguro de bicicleta, conte sempre com a Boaventura Seguros. Somente aqui você encontra as melhores opções para manter sua magrela bem segura, como a responsabilidade civil.



*As informações acima prestadas foram resumidas. Para saber detalhadamente tudo o que está garantido pelo seu plano, consulte o regulamento do seguro contratado.