Seguro Saúde
Consulte nossos especialistas e
faça uma cotação.

Saúde Odontológico
Enviando

SEGURO SAÚDE

Cuidar da nossa saúde é primordial nos dias atuais. Contratar um seguro ou plano de saúde é cada vez mais uma necessidade, especialmente devido à precariedade de atendimento na rede pública. A crescente procura pela assistência privada à saúde decorre também da melhoria de renda da população brasileira. Atualmente, os planos de assistência médica e odontológica atendem cerca de um terço da população brasileira.

Existem diferentes opções de planos de saúde suplementar, isso é, além da saúde oferecida pelo Governo. Entre elas, está o Seguro Saúde. Regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, o Seguro Saúde é uma modalidade que ajuda seus segurados no momento de uma doença ou emergência. Com ele, você pode ser atendido em um hospital ou ambulatório da rede referenciada ou em lugar da sua escolha, com direito ao reembolso definido na apólice.

Saiba mais sobre Seguro Saúde com esse Guia completo da Boaventura Seguros.
Detalhamos as dúvidas mais frequentes que as pessoas relatam sobre seguro e planos de saúde.

Por que contratar um Seguro Saúde

Tudo o que você precisa saber para contratar um e investir no seu bem-estar

Nossa saúde é um dos bens mais preciosos que temos. Por isso é importante mantê-la sempre em dia, seja através da prática esportiva, da alimentação equilibrada ou da ida periódica ao médico. Contudo, dependendo da região e da condição social em que o indivíduo se encontra, se torna necessário a contratação de um seguro de saúde.

Desenvolvido com o propósito de suprir a precariedade do serviço público de saúde, o seguro saúde, assim como os planos de saúde, se tornou um serviço muito procurado por quem precisa de atendimento médico rápido e não quer ficar a mercê de clínicas e hospitais particulares, que costumam cobrar altos valores para realizarem consultas e exames.

Nos próximos parágrafos, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o universo do seguro de saúde, como surgiu, quais são as modalidades mais comuns que existem atualmente, dicas para contratar seguros de saúde com tranquilidade e qual é o melhor lugar para adquirir um para você e sua família. Continue lendo!

Criados com o propósito de preencher a necessidade por serviços de saúde de qualidade, os planos e seguros de saúde surgiram na década de 50. Nesta época, empresas públicas começaram a fazer investimentos usando seus próprios recursos como forma de financiar a assistência à saúde. A partir do momento em que a Constituição de 1988 entrou em vigor, todos os cidadãos passaram a ter o direito à saúde garantido pelo Estado, que também liberou a iniciativa privada para investir em serviços de assistência à saúde.

Em 1998, o setor de saúde suplementar recebeu mais um incentivo, com a implementação da lei 9656, que proibia rescisões unilaterais de contratos de plano e seguro de saúde, garantindo maior liberdade para o contratante. No ano seguinte, a Agência nacional de Saúde Suplementar (ANS) começa a regulamentar todo o setor de saúde no país.

Vinte anos depois, o Brasil já oferece dezenas de modalidades de planos e seguros de saúde, cada um focado na cobertura de uma especialidade médica diferente, como ambulatorial, hospitalar, obstetrícia e odontológica. Logo abaixo, você confere cada uma delas!

Como foi mencionado anteriormente, os seguros de saúde podem satisfazer as mais diversas necessidades do segurado, de acordo com o seu estado de saúde naquele determinado momento.

Casos que exigem pronto-atendimento que envolva risco iminente de óbito são tratados como prioridade pela modalidade de atendimento ambulatorial, já processos mais simples, que envolvem operações médicas menos complexas, como a ida para um consultório odontológico, por exemplo, se encaixam no plano odontológico. Há também outras modalidades de plano de saúde, como vamos conferir logo abaixo.


Ambulatorial

Atendimento ambulatorial é indicado para quem deseja ter um número ilimitado de consultas médicas em consultórios ou ambulatórios, além de atendimentos e procedimentos de caráter de urgência logo nas primeiras 12h de entrada na unidade conveniada à seguradora.

Exames como radiografia, usados para diagnosticar fraturas, tumores, entre outros estados clínicos do paciente e ultrassom, indicado para avaliações mais detalhadas do interior do corpo do indivíduo, também estão inclusos no atendimento médico ambulatorial.

Nestes casos, o seguro de saúde oferece uma série de vantagens para o segurado, auxiliando-o no diagnóstico e tratamento efetivo de doenças e enfermidades, antecipando seus sintomas mais comuns.


Hospitalar

Para pacientes que precisam de acompanhamento médico constante e estão em situação delicada, como casos de risco iminente de morte, a internação hospitalar se torna uma  opção melhor.

Essa modalidade de seguro conta com acesso a UTI (Unidade de

Tratamento Intensivo), além de médicos, enfermeiras, entre outros profissionais especializados na realização de transfusões e em tratamentos como quimioterapia e radioterapia, por exemplo.

Atendimentos de caráter de urgência que possam evoluir para internação imediata, assim como remoções emergenciais para outros hospitais conveniados também entram no escopo do seguro de saúde.


Hospitalar com obstetrícia

Além de contar atendimento médico completo para o segurado, o seguro saúde também cobre consultas, exames e procedimentos direcionados para o período pré-natal, garantindo a assistência necessária para que o processo de parto do recém-nascido seja o mais tranquilo e seguro possível.

Além disso, a cobertura também compreende acompanhamento durante os 30 primeiros dias de vida, contados a partir do momento de nascimento do recém-nascido. Após expirado esse tempo, é recomendado que os pais incluam o filho no plano contratado, a fim de garantir o seu acompanhamento e segurança.


Odontológico

Como os dentes precisam de cuidados constantes, contratar um seguro saúde que cubra um plano odontológico se torna mais do que uma necessidade, mas sim, uma verdadeira obrigação para crianças, adolescentes e adultos.

O seguro odontológico compreende cobertura para procedimentos realizados em consultório, como exames clínicos e radiológicos, assim como especialidades de odontologia estética, além de exames e atendimentos de caráter de urgência. Cirurgias também estão inclusas, desde que realizadas em consultório, com a aplicação de anestesia local.

Apesar de ambos se tratarem de sistemas de assistência médico-hospitalar, tanto o plano de saúde quanto o seguro de saúde possuem algumas diferenças entre si. Segundo Carlos Augusto Camara Tieghi, Gerente de Marketing da Boaventura, a principal diferença entre plano e seguro de saúde reside nos reembolsos e despesas médicas hospitalares.

“No seguro saúde, o reembolso é uma regra, o que possibilita que o consumidor escolha os médicos e hospitais da sua preferência. Já nos planos de saúde, ele é colocado como excepcional. Tendo isso em vista, o seguro de saúde dá maior liberdade, não mantendo o usuário preso às regras credenciadas dos planos de saúde”, explica Carlos.

Para quem deseja aproveitar ao máximo um serviço de assistência, o reembolso proporcionado pelo seguro saúde tende a ser mais vantajoso, já que cobre cirurgias, exames, consultas, tratamentos e internações realizadas por um profissional, hospital ou clínica contratada, por exemplo.

Contratar um seguro saúde exige muita pesquisa e comparação de benefícios e valores, dois elementos que influenciam consideravelmente na hora de escolher entre uma ou outra modalidade da assistência médica.

Seja para você ou outro membro da família que precisa de cuidados médicos constantes e não pode ficar desamparado em um momento crítico, a seguradora em questão precisa se adaptar ao perfil de todos os dependentes para satisfazê-los integralmente.

Para te ajudar na escolha de um seguro de saúde, elaboramos algumas dicas que vão ajudá-lo a escolher o melhor seguro saúde para você. Apesar de parecerem simples, elas podem economizar muito tempo e trazer mais tranquilidade para quem está contratando um seguro de saúde pela primeira vez na vida. Continue lendo!

 

Preste atenção no contrato oferecido pela seguradora

Como qualquer outro serviço, é bom sempre ter em mente que a contratação do seguro de saúde vem acompanhada de muita papelada.

Portanto, prepare-se para ler todo o contrato e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir. Dedique especial atenção às letras miúdas no rodapé do contrato, pois ali estão contidas informações mais detalhadas à respeito de determinados tópicos.

Carlos orienta que antes de assinar o contrato, é preciso que o usuário fique atento às condições gerais, como a rede credenciada, pois ela influência diretamente nos hospitais e clínicas que o consumidor terá acesso.

“Se você estiver acostumado a ir em um hospital X e opta por um seguro mais barato, a probabilidade de ele não estar listado no contrato é maior, dependendo do porte da instituição. Portanto, é sempre recomendado consultar a rede credenciada a fim de saber se determinada clínica ou hospital faz parte ou não do seguro contratado”, observa o Gerente de Marketing da Boaventura.

 

Pesquise e compare preços e valores

O segredo para economizar e escolher um bom seguro saúde está justamente na boa e velha pesquisa. Com o tanto de informação que há na internet, ficou ainda mais fácil navegar pelos sites das seguradoras e ver o que elas oferecem e quais são seus maiores diferenciais.

Os canais de relacionamento como chat e e-mail, além das redes sociais também são ótimos locais para entrar em contato com a empresa em questão e esclarecer dúvidas diretamente com os corretores de plantão.

É válido conversar com amigos e familiares que possuam um seguro de saúde para saber qual é a avaliação que eles fazem do serviço adquirido. Assim, você tem em mãos todas as informações que precisa para escolher o seguro que mais combina com o seu perfil e dos seus dependentes.

 

Conheça as coberturas oferecidas

Dependendo da sua necessidade, uma cobertura pode ser útil para você, enquanto que outra já não pode interessar tanto. Portanto, é bom se informar se a seguradora cobre serviços básicos como consultas, exames e tratamentos.

Outro ponto que não pode passar despercebido é se a internação hospitalar, que pode estar ou não incluída na modalidade escolhida. Caso um familiar ou até mesmo você possui uma condição clínica delicada, é recomendado que essa opção também esteja incluída no seguro saúde.

Avaliar a região de cobertura também é essencial, caso você precise se deslocar para outras cidades ou estados, seja a trabalho ou lazer e, por algum motivo, precisar do seguro de saúde, as chances de passar por surpresas indesejadas diminuem consideravelmente.

 

Saiba quais são as seguradoras parceiras

Conhecer as empresas conveniadas com a seguradora é um dos primeiros pontos que devem ser observados na hora de contratar um seguro, especialmente o seguro saúde.

É através delas que você saberá se pode contar ou não com determinados produtos e serviços, já que fatores como popularidade e credibilidade são os primeiros que são levados em consideração tanto pelo mercado quanto pelos consumidores.

Assim, fica mais fácil saber se vale a pena ou não fazer uma cotação e contratar o seguro de saúde, pois você fica mais tranquilo quanto aos serviços prestados tanto pela seguradora quanto pelas companhias parceiras.

 

Associe-se à sua entidade de classe

Após as recentes mudanças feitas pela ANS (Agência Nacional de Saúde) em relação a contração dos seguros de saúde, tornou-se mais difícil a contratação de um seguro saúde individual ou familiar.

“Apesar de haverem operadoras e seguradoras que atendam essa demanda, a maioria delas não conta com a mesma credibilidade de empresas mais conhecidas por oferecem o mesmo serviço”, salienta Carlos Tieghi, da Boaventura.

Segundo ele, a alternativa é recorrer aos contratos coletivos, como pessoa jurídica ou adesão através de associações de classe, seja de advogados, médicos, publicitários, entre outros profissionais.

“Através dessas entidades você tem acesso ao plano por adesão, que oferece condições melhores em termos de serviços oferecidos pelo plano, já que ele passa a englobar uma maior quantidade de pessoas no contrato”, explica o Gerente de Marketing.

boaventura-logo

Mesmo com várias opções de seguro voltadas para a assistência médica disponíveis no mercado, poucas conseguem oferecer uma relação de custo x benefício tão vantajosa para o consumidor quanto a Boaventura.

Com mais de 20 anos de atuação no mercado de seguros, essa empresa preza pelo atendimento de qualidade, fruto da competência, credibilidade e comprometimento construídos ao longo do tempo com os seus clientes.

“O nosso maior diferencial é que possuímos uma consultoria especializada em seguro de saúde, que vai orientar quem procura por essa modalidade de seguro e não possui um vínculo com uma entidade de classe. Além disso, há o atendimento diferenciado, feito de forma a facilitar a contratação do seguro saúde, observa o gerente de Marketing da Boaventura.

Além de oferecer o serviço de seguro saúde, A Boaventura também oferece cotação de seguro auto online ou seguro viagem, além de outras opções que vão mantê-lo tranquilo e seguro em qualquer lugar e ocasião. Visite nosso site da seguradora e saiba mais!

Quer proteger sua saúde?

Preencha o formulário e receba rapidamente as cotações das melhores seguradoras do país.
Compare e contrate.

Saiba Mais