fbpx

BAGAGEM

Viaje sem dor de cabeça com a cobertura de bagagem do seguro viagem

Um dos períodos mais esperados por todas as pessoas são as desejadas férias. É justamente nesse momento em que você pode descansar e curtir mais a sua família, da maneira que ela merece. E, para aproveitar esse tempo de folga, porque não fazer uma boa viagem?

Neste momento, é indicado um bom planejamento de todos os detalhes para nada dar errado: Fechar um pacote de viagem, escolher as atrações turísticas que vai visitar, escolher o hotel e contratar o seguro viagem são os principais passos.

Uma situação indesejada que pode acontecer na hora da chegada ao aeroporto da cidade escolhida para passar as férias, é a falta de uma das suas bagagens, que desapareceu. Por isso a importância de se fazer o seguro de viagem com a cobertura para bagagem, que evita qualquer tipo de dor de cabeça.

 

A cobertura para bagagem

Provavelmente, você conhece alguém que já teve esse tipo de problema com a bagagem, seja por conta de extravio, atraso ou danos. Quem define como essa cobertura para uma viagem segura será oferecida é a corretora de seguros. Por isso, antes de fazer a contratação para a cobertura da bagagem, verifique contra quais riscos você está protegido.

Como definição para fim de cobertura, a bagagem para viajar é considerada qualquer tipo de volume localizado em compartimento fechado, despachado e totalmente sobre a responsabilidade da companhia aérea. Já para coberturas de bagagem para viagens marítimas, confira com a sua corretora qual a disponibilidade da proteção.

 

Cobertura de extravio de bagagem

Essa é a cobertura que garante uma indenização total do valor contratado, em caso de extravio da bagagem pela companhia aérea, roubo, furto simples ou a destruição total. Essa cobertura do seguro viagem é válida a partir do momento em que a bagagem foi deixada sob responsabilidade da companhia aérea, até sua devolução durante o desembarque e precisa estar liberada a partir de 24 horas após o ato do extravio. O valor a ser pago de indenização da mala pelo seguro para viagem será calculado a partir do peso registrado da bagagem no momento do despacho, isto é, não é levado em consideração o que há no conteúdo da mala. Por isso é importante levar todos os objetos de valor na bagagem de mão, que te acompanha durante a viagem toda.

 

Cobertura por danos na bagagem

Esse tipo de cobertura garante uma indenização dentro do limite do valor de contrato dos seguros de viagem em caso de danos na mala ocorridos durante o trajeto. Como a cobertura de extravio, ela só é válida enquanto a bagagem estiver sob a responsabilidade da companhia aérea. Essa indenização será equivalente ao valor de reposição das malas danificadas.

 

Cobertura de atraso na bagagem

Já no caso das bagagens chegarem após um tempo, é garantido o reembolso das despesas com compras de artigos para uso pessoal. A cobertura começa a ser válida apenas 12 horas após o horário do pouso do segurado no destino. No entanto, esse valor liberado pelas seguradoras é válido somente para o contratado, e disponível para compra de objetos de higiene pessoal e artigos básicos de vestuário.

Essas são as três coberturas de bagagem básicas para deixar sua viagem segura. As coberturas contra extravio e contra danos a bagagem podem ser parecidas. No entanto, a principal diferença entre elas é que a primeira só faz a indenização no caso de uma destruição total da mala. Já a segunda paga a indenização em caso de danos parciais.

Algumas corretoras de seguros ainda têm planos para cobertura de bagagem especial, feitas para proteger itens como instrumentos musicais, pranchas de surf, tacos de golfe, bicicleta, carrinho de bebê e até equipamentos esportivos.

Aproveite a visita ao site da Boaventura Seguros para encontrar outras grandes ofertas de coberturas para deixar sua viagem muito mais segura.

 

*As informações acima prestadas foram resumidas. Para saber detalhadamente tudo o que está garantido pelo seu plano, consulte o regulamento do seguro contratado.