ROUBO E FURTO

Proteja-se de furtos e roubos com a cobertura certa

O seguro residencial não serve apenas para proteger seus bens de desastres naturais. Os problemas que podem ser causados por terceiros também entram na mira com a cobertura contra roubo e furto.

Pense no seguinte cenário: Você comprou uma casa nova, realizou a mudança e contratou o seguro para residência com cobertura para incêndio e eletrodomésticos para proteger seu patrimônio, mantendo total conforto e tranquilidade no novo lar.

No entanto, ao voltar de um almoço fora de casa, percebe que a porta da sua residência está entreaberta. Você entra e vê que grande parte dos seus eletrodomésticos e eletrônicos foram levados.

E então surgem as dúvidas: Você sofreu um roubo ou furto? Essa situação pode ter a cobertura de seguro? Como conseguir a indenização? Pensando nisso, a Boaventura Seguros traz esse pequeno guia para você não se perder em cada detalhe.


Qual a diferença entre roubo e furto?

Antes de se aprofundar nesta parte do seguro para casa, é importante saber qual a diferença entre essas duas situações. Entender cada situação e como elas acontecem é um passo importante para diminuir a burocracia na hora de desenrolar o acontecido com a seguradora.

O roubo é a apropriação de algum bem mediante violência física, psicológica ou por outro meio que reduza a capacidade de defesa da vítima. Por exemplo, quando um bando utiliza uma arma para roubar o celular ou outro bem qualquer de uma pessoa. O crime acontece quando há contato entre a pessoa que comete e a pessoa que sofre o crime.

Já o furto, há a apropriação do objeto, sem a necessidade do uso de qualquer violência. Por exemplo, o caso acima, de que a pessoa chega em casa e a encontra arrombada, sem os pertences. A casa pode estar danificada, mas a família não estava em casa.


Seguro para casa com cobertura contra roubo e furto

Existem 2 principais tipos de cobertura do seguro residencial, que podem proteger a sua casa: a básica e a adicional.

A cobertura básica é o mínimo necessário para que o seguro residencial possa ser comercializado. Ele já é oferecido por todas as corretoras de seguros que trabalham com a modalidade para casa. É nela que estão enquadradas as proteções contra danos no imóvel originário de incêndios, queda de raio e explosão.

Já as adicionais são as coberturas de seguro contratadas a parte, por um pequeno valor adicional. Sua função é garantir que a sua residência fique mais protegida, levando em consideração todo o seu perfil. Por exemplo, quem mora em regiões com uma incidência maior de vendaval, é interessante ter um seguro para isso.

A mesma situação vale para a cobertura contra roubo e furto. Para ter essa proteção, é necessária a contratação de maneira adicional. Ela cobre diversos bens que estão no interior da residência. Porém, é necessário que o segurado tenha em mãos o inventário, que nada mais é do que uma lista de bens cobertos pelo seguro escolhido, sempre com provas, como fotos de cada item pertencente a casa.

Para isso, basta fotografar e catalogar todos os seus pertences, anotando minuciosamente todos os detalhes do bem a ser segurado.

Depois, é só enviar para a seguradora uma cópia do inventário e guardar uma cópia sua. Lembre-se também de guardar todas as notas fiscais dos objetos, já que as seguradoras só pagam a indenização com estes documentos em mãos. As corretoras de seguro auxiliam todo esse processo de envio dos documentos.

O seguro residencial é muito mais do que apenas um benefício para manter seu lar protegido contra acidentes casuais. Dependendo da cobertura, até contra a ação de terceiros é possível se proteger, como no caso de roubos e furtos.

E para encontrar as melhores opções de coberturas para o seu imóvel, conte sempre com a Boaventura seguros. Somente aqui você encontra o melhor plano para deixar sua vida mais segura, saudável e confortável.


*As informações acima prestadas foram resumidas. Para saber detalhadamente tudo o que está garantido pelo seu plano, consulte o regulamento do seguro contratado.